sábado, 7 de maio de 2011



Inveja

s.f. Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém.



Não se trata da coluna Dicionariando e Gramaticando. Citei o significado da palavra inveja, para que possamos refletir acerca de um sentimento, comportamento e / ou desvio de caráter, mais comum e perigoso do que imaginamos.
Quando eu tinha 12 anos, morava no bairro do São Caetano, tive inveja de um amigo (hoje um irmão) quando ele adquiriu um relógio daqueles bem bacanas. A turma toda ficou impressionada, e eu, acreditei que meu amigo estava se exibindo com seu novo brinquedo: INVEJA !
Resolvi, divulguei isso aos colegas comuns, que compraria um melhor que o dele - na época aqueles que tinham várias pulseiras coloridas - fato que não aconteceu, e, pra piorar, meu amigo ficara sabendo das minhas intenções, o que o deixou muito puto, demonstrando seu descontentamento anos depois, quando adquiriu o primeiro vídeo cassete da turma... ele era o único que trabalhava, era rico ! rsrsrsrsrsrsrrsrs
Procurei meu avô Araújo, contei o ocorrido e ele, sabiamente, como sempre o fazia, me disse:

- “Meu filho, a inveja é normal a todo mundo, todo mundo sente inveja, seu avô também sente inveja. Mas existe a inveja boa... aquela que a gente sente e tem vontade de lutar pra conseguir ter aquilo que nosso amigo tem, entendeu !?"

Bom, na época eu não entendi muito bem a mensagem, ou entendi bem demais, não sei. Mas, a partir deste dia, eu me conscientizei que não era legal ter inveja. Claro que não me livrei dela, ainda não atingi este plano espiritual, mas, consegui canalizá-la para o bem:

- É, eu entendi a mensagem do meu avô, sim !

Hoje, graças aos ensinamentos de seu Araújo, observo o comportamento das pessoas e percebo que a inveja é realmente normal, até mesmo entre amigos ou parentes. O fato é que quando não estamos felizes, dificilmente queremos ver a felicidade de outrem, é inerente ao ser humano. Portanto policiemo-nos para que não caiamos na armadilha da inveja e percebamos quando ela está à nossa frente.

Quanto ao meu amigo-irmão do qual tive inveja, hoje, ele é meu maior exemplo de sucesso, eu o aplaudo !  

     

2 comentários:

  1. Ola meu amigo, parabens pelo blog,em especial a materia em que vc homenageia as maes de sua vida, desejo a todas muitas felicidades.
    angelo
    curitiba

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo,venha sempre !
    Abraço

    ResponderExcluir