segunda-feira, 28 de março de 2011

ALERTA GERAL !


Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis. O que você faria? Se mataria? Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.


Com o objetivo de informar a pais, professores e cidadãos o TJBA publica, a partir de hoje (28/03), uma cartilha sobre bullying (violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender).

A cartilha é uma edição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e traz orientações para pais e educadores sobre como tratar o problema, hoje muito comum, sobretudo, nas escolas.

O material é de autoria da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva e tem um formato didático com perguntas e respostas que ajudam a identificar e tratar o problema. A psiquiatra também é autora do livro "Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas".

A cartilha sobre bullying faz parte do projeto Justiça na Escola, criado pelo CNJ e adota pelo TJBA, que tem como objetivo aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes.

O Justiça na Escola é promovido pela Coordenadoria de Infância e Juventude do TJBA.

Para ter acesso a cartilha, é muito fácil. Basta acessar o link abaixo. O arquivo da cartilha está em PDF e pode ser impresso por pais, professores e cidadãos em geral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário