quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CURTAS...



A SINTÉTICA (nem sabia que existia !)

O governo da Nova Zelândia acaba de proibir, por 12 meses,  a comercialização em tabacarias, supermercados e farmácias da maconha sintética e outros 43 produtos classificados como misturas ou  “maconha alternativa”.
Para o governo, quer a sintética quer as alternativas canábicas são nocivas à saúde.
Dentre as substâncias proibidas está o Chronic,  até com página na internet, e o Spice, incluída a última versão “gold” (confira imagem acima).
Os consumidores não gostaram da proibição e alguns, em entrevistas, opinaram que a medida vai abrir portas ao tráfico ilegal e ao “mercado negro” via internet. O governo deveria, conforme frisaram, apenas informar sobre os efeitos prejudiciais e realizar campanhas.


A MAIOR DE TODAS

O fotógrafo britânico Carsten Peter fez registros inéditos das profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã, a maior do mundo. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado.
Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 km da capital, Hanoi. Peter acompanhou uma equipe da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas, que descobriu a entrada do local em 2009. A caverna já havia sido usada como esconderijo contra os bombardeios americanos durante a Guerra do Vietnã.
As novas expedições mostram que o espaço tem pelo menos 4,5 km e chega a 140 m de altura em algumas partes. Por causa da descoberta, a passagem subterrânea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, que tem 1,6 km de comprimento e 91 m de altura.
Peter, que é explorador há 35 anos, descobriu até mesmo uma floresta escondida dentro da caverna. "Visitei tantas cavernas que perdi a conta, mas esta é certamente uma das mais únicas e incomuns que já vi", disse o fotógrafo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário