segunda-feira, 18 de julho de 2011

VEXAME ANUNCIADO...



Caros leitores, assisti ao jogo da seleção canarinho, ontem, pelas quartas-de-final da Copa América, contra o Paraguai e fiquei preocupado com a dificuldade da nossa equipe em fazer gols. Apesar de entrarmos em campo com a “seleção do povo” - visto que a maioria aprovou a convocação e escalação do time – fomos surpreendidos pela retranca paraguaia e performance do seu goleiro. O Brasil não fez um jogo ruim, apenas esbarrou no preciosismo dos nossos “craques atuais” que preferem a firula a uma jogada vertical.
Ganso e Neymar ainda não conseguiram brilhar na seleção como no Santos, clube que os revelou e sabiamente os manteve. Entretanto, vejo uma super exposição de ambos, tratando-os como gênios da bola, o que não é verdade. Ganso é um meia habilidoso, mas é lento e Neymar insiste em cair em todas as divididas não sabendo o momento certo de driblar ou passar a bola. Óbvio que são dois grandes jogadores, entretanto ouso a classificá-los como promessas, grandes promessas.
O nosso goleiro – deverá ser o da copa – falhou em quase todas as partidas. Temos dois laterais (pela direita) excelentes, embora com características distintas: Maicon tem mais força e velocidade e joga mais pro time, enquanto Dani Alves pensa que é Messi, Iniesta ou Xavi. No miolo de zaga, o nosso técnico teve receio em escalar uma dupla muito jovem – embora tenha feito isso nos amistosos – deixando a revelação Davi Luiz no banco e escalando o xerifão Lúcio que deu seu recado aos jovens popstars, causando um desconforto ao comandante e mostrando a divisão no grupo. A ala esquerda tem o fraquíssimo André Santos (este eu não entendo). No meio, "protegendo" a zaga, temos o Lucas Leiva e Ramires, o segundo mais moderno, levando a bola com qualidade até o setor de criação, vezes arvorando-se como meia-atacante. Ganso pensa que é Rivaldo e Robinho esqueceu seu futebol desde a sua turbulenta saída para o Real Madrid. Neymar um dia será um craque e Pato precisa treinar fundamentos como chutes a gol (umas mil vezes por dia). Os reservas Elano e Fred não acrescentaram muita coisa.
Particularmente, nunca gostei das equipes treinadas pelo Mano Menezes, apesar de reconhecer a dificuldade que deva ter para lidar com a vaidade dos jogadores que hoje são tratados como estrelas. Acredito, e suas conquistas mostram isso, que Muricy Ramalho seria o técnico ídeal. A seleção ainda não encontrou uma forma de jogo, um estilo, uma tática ideal. Espero que isso aconteça rápido, pois, foi-se o tempo em que ter bons jogadores era suficiente, e, não vamos disputar as eliminatórias, o que vai deixar nossos atletas muito mais "relaxados". Pra frente Brasil, salve a seleção !

Nenhum comentário:

Postar um comentário