terça-feira, 26 de julho de 2011

RIO DE JANEIRO

RÍ-IO

Caros leitores, agora entendo meus amigos Marta Honorato e Ricardo Stumpf quando citam as maravilhas da cidade deles, Rio de Janeiro. Fui convidado, aceitei imediatamente, pelo meu amigo, o escritor e arquiteto, Ricardo Stumpf a visitar a cidade maravilhosa.

Antes de pousar no Santos Dummond, situado no Centro da Cidade, temos um panorama do que nos aguarda, sobretudo, se estiver sentado no lado direito da aeronave: Ponte Rio / Niterói, Pão de Açúcar e Corcovado, dão as boas vindas. A pista para pousos e decolagens fica dentro do mar, parece que vamos pousar na água (comprei o pacote com emoção... uuuurrrrrrruuuuu).
Fiquei hospedado em Copacabana, até ir à Petrópolis, mais precisamente, à Itaipava - terras alemãs, herdadas pelo imperador - visitar os Stumpfs, parentes de Ricardo.


Primeiro dia, na saída para o calçadão de Copacabana, inspirado no de Lisboa, ainda na Avenida Barata Ribeiro, o morro do Cantagalo me deixou impressionado, pensei que ali seria o limite da cidade, entretanto, o túnel Sá Freire Alvim mostrava a saída para o outro lado, a Lagoa Rodrigo de Freitas, belíssima, me deixando mais curioso ainda. As transversais arborizadas anunciavam o verde que seria visto por mim em minha caminhada pela capital do império.
Chegando à praia mais famosa do mundo, palco de eventos consagrados, como a apresentação dos Rolling Stones e o viva São João do Gilberto Gil, percebi a diversidade das tribos freqüentadoras: skatistas, patinadores, ciclistas, atletas de finais de semana e famílias inteiras reúnem-se na princesinha do mar. Quadras e equipamentos de esportes e ginástica por todos os lados. Vi senhores praticando vôlei de praia, observados pelos netos, que com certeza perpetuarão esta prática. Copacabana é limitada pela Pedra do Leme e Forte de Copacabana (Posto 06). Ipanema, imortalizada pela Bossa Nova, com a música garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius, tem uma praia belíssima, separando as turmas em postos, do 07 ao 10, cada um com sua peculiaridade, terminando no Leblom, praia da elite carioca, postos 11 e 12 com o morro dois irmãos ao fundo.


A noite fui ao Boteco Belmonte, uma rede de botecos espalhada pelo Rio. Gente bonita, chopp geladíssimo e pastel de camarão são show... carquei o dentão e comi pacas.


No sábado, após a caminhada matinal por Copa, fui ao Pão de Açúcar. O bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a Praia Vermelha ao morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar. A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros, a segunda  (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros. A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem. De um lado a vista do Cristo do outro a enseada de Botafogo, sem falar da ponte que liga à Niteroi... de cair o queixo...

Ainda no sábado, fui ao Corcovado, subi o morro de trem até o Cristo Redentor. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão - a primeira eletrificada no Brasil, em 1906, tendo Dom Pedro II como o passageiro ilustre mais antigo - rasga a mata numa trilha incrível. No meio da subida, entrou um grupo de pagode carioca, o Bom de Samba que alegrou a metade final da subida.

Chegando ao topo do Corcovado, temos a estátua do Cristo Redentor... dá uma vontade de chorar da porra ! É como se a gente estivesse mais perto de Deus, melhor, é como se ali fosse o prórpio Deus, é muito forte o que senti quando vi o Cristo ! Como se não bastasse a representatividade e o impacto que a estátua representou naquele momento, seus braços abertos sinalizavam a paisagem lá em baixo: toda a zona sul e parte da zona norte, inacreditável !

No mesmo dia, a noite, fomos ao bairro boêmio da Lapa. Seus arcos belíssimos – que sustentam o bonde de Santa Tereza – são muito intrigantes, como um portal para a diversão noturna, a alegria. A Lapa é um bairro notívago. As suas ruas são fechadas e as pessoas superlotam seus excelentes bares, o Boteco Belmonte também estava lá (chopp gelado e pastel de camarão). Tomei cerveja gelada, comi bolinho de aimpim com carne seca e ouvi música baiana (Gerônimo) que vinha do bar ao lado: sensacional !

Domingo, fomos à rodoviária e pegamos um ônibus para Petrópolis para visitar alguns parentes do meu amigo. Parte de sua familia, a alemã, reside em Itaipava, distrito de Petrópolis. O ônibus, confortabilíssimo, saiu da rodoviária, passou por Bonsucesso, Penha, entrada de Ramos, Duque de Caxias, até a bifurcação Xerém / Petrópolis: subimos a serra ! Moço, tu é doido !? Uma hora de subida íngreme e arriscada, apesar da excelente conservação e sinalização da estrada. Uma beleza de paisagem, indescritível. Chegamos à rodoviária de Petrópolis e a tia Ivete Stumpf estava nos esperando com o carro para nos levar à Itaipava. Itaipava fica mais alto ainda, parece uma cidadezinha alemã... arquitetura belíssima e um friozinho europeu delicioso. O melhor ainda estava porvir: o almoço preparado pela tia Ivete, uma senhora encantadora, inteligentíssima, muito engraçada e carinhosa. Descemos a Serra às 18:00H, num frio de lascar e o Santos Dummond nos esperava com mais uma emoção, a da decolagem.


A cidade do Rio de Janeiro, ao contrário do que se mostra na TV (violência) é tranquila, muito policiada e limpa. Suas ruas são arborizadas e conservadas. Os morros, à noite, parecem presépios ou luzes derramando das montanhas, muito bonitos. O único ponto negativo, em minha opinião, é o abuso nos preços das lembranças e acessos aos Pão de Açúcar (R$ 53,00 por pessoa) e Corcovado (R$ 36,00 por pessoa).
Agradeço ao meu amigo Ricardo Stumpf pelo convite e o tratamento dispensado, como guia turístico, a minha amiga, socióloga, Eliane Lima e a tia Ivete Stumpf pelo carinho. Foi uma viagem inesquecível. Minha mãe tinha razão:

- "O Rio de Janeiro é a confirmação da existência divina. Quem não conhece, precisa conhecer !"

Vá ao Rio (em carioquês, Rí-io) !

6 comentários:

  1. Ola Meu amigo linda materia, espero que o seu passeio fique inesquecivel em sua memoria!! grande abraço Angelo de curitiba

    ResponderExcluir
  2. ôpa... blz sua participação meu amigo !
    Obrigado e grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriano, esse será seu passeio inesquecivel! Você precisa conhecer Niterói (Antiga Capital - considerada a cidade sorriso)

    Abraço da carioca de Niterói

    Martinha

    ResponderExcluir
  4. Blz Martita... já tenho onde me hospedar ! rsrsrsrsrs

    Obrigado pela participação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a materia, parabens, você merece toda essa alegria e felicidade, pois é uma pessoa iluminada, a sua alegria me faz tambem alegre e feliz. Que Deus o proteja e lhe proporcione mais momentos de alegrias e felicidades na sua vida pois você merece muito mais.

    Um beijo..............

    Anailton Moreira

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Bigode.
    Fiquei muito feliz em ler seu comentário.

    Beijão

    ResponderExcluir