domingo, 5 de fevereiro de 2012

TRISTE REALIDADE...


Caros leitores, tenho acompanhado pelos noticiários o caos que se tornou o estado da Bahia, em decorrência da greve dos policiais, com saques a lojas e a bancos, assaltos e arrastões na capital e interior. O governador Jaques Wagner se nega a negociar com os grevistas até que os mesmos voltem ao trabalho: não dá pra entender esta postura, um petista que não negocia com grevistas...
Fortaleza viveu o mesmo caos.
Aproveitando, a revista Veja desta semana publicou uma matéria sobre violência urbana no Brasil, cujo foco foi a cidade Curitiba. "Mas logo em Curitiba ?" dizia o título da matéria. Curitiba sempre me pareceu a cidade modelo do Brasil, entretanto, sua ascensão, negativa, nos índices de violência me deixou estarrecido. A capital Paranaense, nos últimos 10 anos saltou da vigésima para a sexta mais violenta do Brasil, superando Rio de Janeiro - graças as ações eficazes de combate a violência, como a pacificação das favelas - que está sempre na mídia, vitimada por homicídios. A explicação encontrada pelos especialista é que Curitiba teve um crescimento rápido e desordenado ao seu redor, com um crescimento populacional de 22% na última década, enquanto que a própria cresceu 11%. A instalação de industrias na região metropolitana atraiu os migrantes do interior e a política pública não acompanhou este crescimento. O baixo nível de escolaridade e condições de vida ruins produzem trabalhadores insatisfeitos, que, tentados por uma vida melhor, procuram outras alternativas como o tráfico de drogas. Em paralelo à criminalidade, as polícias Civil e Militar tem o mesmo efetivo de dez anos atrás.
É preciso que tenhamos melhores políticas de segurança para que os nossos filhos e netos possam conseguir sair de casa.

2 comentários:

  1. Meu jovem não é bem assim que a banda toca,existe na Bahea quatro associações de policias,três estão negociando desde janeiro com o governador, justamente a associação dos PSJ resolveram entrar em greve de uma hora para outra.A Bahia paga hoje mais de R$ 2.300,00 a um soldado e está entre um dos mais altos do Brasil, sem contar que a renda pércapta da Bahea é a vigésima quarta.Se serve com parametro a renda de Sergipe é maior que a da Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor,

    Primeiro quero agradecer a sua presença e participação em nosso blog, estou honrado, muitíssimo obrigado.
    Com relação aos últimos acontecimentos e ao seu comentário, quero deixar claro que não defendo bandeira alguma, apenas expus os fatos, sem a profundidade política que a ele cabe, embasado nas notícias que nos chega aqui, moro em Fortaleza. Mesmo vc me esclarecendo, penso que a postura de um governo que liderou todas as greves possíveis no país e denunciou violência contra eles, não condiz com sua história, deixemos isso pro déspota do ACM. Governar com mãos de ferro não nos cabe mais, sobretudo pelo partido que fomentava o diálogo como ideologia. Em São Paulo, quando a Polícia Civil entrou em greve durante uma administração tucana, os petistas não tardaram e apoiar os grevistas.Penso que deveria haver uma comissão de negociação e que tudo fosse tratado de forma transparente para que a população soubesse quem são os vilões, e, bom senso de ambas as partes, pq a população é quem está sofrendo com tudo isso.

    ResponderExcluir