domingo, 9 de outubro de 2011

CURTAS...



A CASA DOS BUDAS DITOSOS

Caros leitores, fui presenteado com a leitura da Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro. Ainda não havia lido livros deste autor, apenas o acompanhava em sua coluna dominical num jornal de Salvador. Ubaldo afirma transcrever o depoimento, autorizado, de uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, deixado na portaria do edifício onde trabalha. Eu não acreditei, claro !
O livro narra de forma impressionante, sem qualquer ablepsia ou amarras religiosas, todas as aventuras sexuais vividas pela Sra. CLB - ela se apresentara apenas com suas iniciais – durante sua vida na Bahia e no Rio de Janeiro. É um livro absolutamente despudorado, sem rodeios, sobre um dos pecado capitais, a Luxúria. Falo porque sou de família católica, onde o sexo é visto como algo quase precito. A Casa dos Budas Ditosos é muito divertido, sua linguagem é muito direta e sem barreiras, pra mim, inefável ! Não deixem de ler, é imperdível !




CAPITÃES DA AREIA

Ontem fui ao cinema conferir o filme Capitães da Areia, da Cecília Amado, neta do escritor Jorge Amado. Baseado no livro do mesmo nome, o filme, com trilha sonora assinada por Carlinhos Brown, não chega nem perto da obra de Jorge. Aliás, pra fazer justiça, não conheço um filme que tenha superado o livro no qual fora inspirado. A idéia de Cecília em colocar atores amadores mostrou sua intenção em homenagear seu avô, no ano do seu centenário, sem pretensões mercadológicas: poesia. É um filme razoável e um pouco cansativo, sem o mesmo sucesso de outros longas que mostram a ginga e o dialeto baianos. Quem curte a obra de Jorge Amado vai assistir.

2 comentários:

  1. Estou louca para ler este livro porque diante de tanta "perversão" nosso coração se abranda e nos sentimos santinhas.Eu então sou quase uma Virgem Maria, com todo respeito. Mas ando louca para pecar, só não acho com quem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudete,

    Dar-te-ei um exemplar do livro... é uma promessa !
    Obrigado por participar e trazer sua alegria para o nosso blog.

    Beijão

    ResponderExcluir