sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DICIONARIANDO E GRAMATICANDO...


Dicionariando

Cerúleo
1. Da cor do céu; azulado.

Comensal

1. Diz-se de ou cada um dos que comem habitualmente à mesma mesa;
2. Que ou quem frequenta assiduamente uma casa e aí toma suas refeições;
3. Convidado para banquete ou jantar;
4. Organismo que vive sob o regime de comensalismo.

Gramaticando



Regras da Acentuação 


- Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados.
Exemplo: leem e voo.
- Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados.

Exemplo: ideia e jiboia.
- Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados.
Exemplo: feiúra
.- O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“.
Exemplo: chapéu.
- O acento em palavras homógrafas foram eliminados, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”.
Exemplo: pelo, para, pôde.
- Não acentua-se mais o “u” em formas verbais rozotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i“.
Exemplo: apaziguar e averiguar.




 
 
 
 

Então, velhinho !







– Qual é a forma correta, “o óculos” ou “os óculos”?

É comum ouvirmos pessoas dizendo “eu tenho um óculos…”, “eu comprei este óculos…”, “óculos que eu vi naquela ótica estava caro.”, etc.

Este é um erro cometido com muita frequência até mesmo por jornalistas, apresentadores de programas de televisão e outros profissionais de comunicação. Ocorre inclusive em mensagens comerciais de óticas e fabricantes de óculos. Médicos oftalmologistas também o cometem frequentemente.

- Mas por que é um erro? A palavra óculo (escrita assim mesmo, sem o “s”) tem o mesmo significado da palavra lente. Costuma-se dizer óculos porque ninguém usa apenas uma lente. Usam-se sempre duas. Como cada lente é um óculo, as duas são DOIS ÓCULOS.
A regra é bem simples: “Sempre que o substantivo estiver no plural, o artigo (o, os, um, uns, a, as), o pronome possessivo (meu, minha, seus, tuas, nosso, etc.) e/ou o pronome demonstrativo (aquele, este, esse, esses, aqueles, estes, etc.) que estiverem relacionados a ele, obrigatoriamente também estarão.” A palavra óculos (escrita assim, com “s”, porque usamos sempre dois) está no plural. Portanto…


1) NUNCA se pode dizer:

  • este óculos, aquele óculos, o óculos, um óculos, meu óculos e etc.
2) SEMPRE se deve dizer:
  • estes óculos, aqueles óculos, os óculos, um par de óculos, meus óculos e etc.


2 comentários:

  1. Rinaldo Grilo Filho de Sorocaba25 de fevereiro de 2011 às 13:26

    se me permitem um pitaco: nunca vou esquecer uma frase que li no livro " O BANQUETE " de Platão, o filósofo grego,que viveu uns 500 +- anos ANTES de Cristo - " o Banquete continua o mesmo, quem muda sãoos comensais "
    excelente realidade para os nossos pseudos políticos que aprendem a ler com O Príncipe de Maquiavel. Esse deve ser oconselho de politico velho no leito de morte para seus sucessores.
    que pena... quem sabe se o banquete fosse vegetariano a coisa nao mudaria..

    ResponderExcluir
  2. ô meu amigo, obrigado, mais uma vez, pela sua participação. Dá um beijo em seus filhos, Isabella e Giuliano por mim.

    ResponderExcluir